Dedicá

Telemedicina: Saiba o que é e como funciona

Compartilhar esta postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A evolução tecnológica dos últimos anos afetaram diferentes áreas da sociedade. O mundo digital domina nosso dia a dia. Estamos sempre conectados, seja estudando, trabalhando, fazendo compras, pagando contas ou apenas nos conectando com outras pessoas pela internet. Pesquisas do IBGE mostram que 64,7% da população brasileira está conectada a um ambiente online.

Nesse contexto, nas últimas décadas, a medicina passou por mudanças devido às inovações tecnológicas, regulamentações e demandas da sociedade, nas quais a telemedicina ganhou destaque. 

O que é telemedicina?

A telemedicina consiste na combinação da palavra “tele”, que significa distância e “médico”, por isso é entendida como a profissão médica que presta serviços remotos de saúde pela Internet.

Este método foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a década de 1990. No Brasil, o uso da telemedicina entrou em vigor devido à pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social. Desde então, os serviços de telessaúde cresceram exponencialmente.

Esse método não só garante uma forma prática de teleconsulta, como também garante redução de custos, agilidade na transmissão de laudos e armazenamento de informações de saúde na Internet de forma segura e restrita.

Como funciona a telemedicina?

Muitas pessoas são céticas sobre como funciona a telessaúde. Afinal, como é possível realizar exames em pacientes à distância? A resposta é uma combinação de equipamentos digitais, acesso à internet e especialistas qualificados.

Uma etapa muito comum neste caso é a chamada teleconsulta. Fazendo uma videoconferência com seu médico de família é possível obter uma avaliação para condições menos graves. O serviço é muito funcional e seguro sem a necessidade de um deslocamento.

Para se preparar para uma consulta por videoconferência, o ideal é que o paciente tenha uma conexão de internet estável e esteja em um local tranquilo durante a ligação para que possa ser atendido de forma clara e segura. Ao conversar com um médico, ele receberá orientações específicas com base na necessidade informada.

Não há dúvidas de que o serviço de teleconsulta é uma das importantes facilidades do conceito de telemedicina brasileiro. Mais e mais pessoas estão procurando serviços online devido à sua utilidade incomparável. Isso não leva em consideração as circunstâncias comuns de consultas presenciais, como não ter que sair e enfrentar filas.

Benefícios da telemedicina

  • Maior aproximação do médico com o paciente;
  • Atendimento facilitado as comunidades que não tem acesso ao médico;
  • Maior acessibilidade a uma grande parte da população;
  • Maior agilidade nos atendimentos;
  • Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Envio de exames para laudo 24 horas por dia;
  • Maior especialização no diagnóstico de laudos;
  • Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais;

À medida que o uso de novas tecnologias se tornam cada vez mais comuns, a telemedicina torno-se cada vez mais popular. Ainda assim, não significa que o atendimento presencial seja dispensável, mas sim que diferentes serviços podem ser prestados mesmo à distância, trazendo mais utilidade para médicos e pacientes, além de todos os benefícios citados acima.

Agora que você sabe o que é telessaúde, pode adotar esse método em suas opções para a procura de assistência médica. Afinal, nada melhor do que cuidar do nosso bem-estar de forma prática e acessível.

Aproveite essa oportunidade, vem pra Dedicá! Entre em contato conosco e saiba mais detalhes…

Outros Notícias

[elfsight_form_builder id="3"]
Posso ajudar?